PrisãodeBentoGonçalves

来源:小语种    发布时间:2012-12-28    小语种辅导视频    评论

 

Desejando restringir a atividade de Bento Gonçalves, Bento Manuel lançou-se contra ele. Foi, no entanto, obrigado a se retirar, porque o líder farroupilha estava em boa posição. Apesar disso, a situação foi-se tornando cada vez pior para Bento Gonçalves. Vendo-se ameaçado de isolamento e sentindo a necessidade de juntar-se aos companheiros, resolveu voltar para a campanha e, na noite de 18 para 19 de setembro, iniciou o deslocamento. No dia 2 de outubro ocupou o morro do Fanfa na margem direita do rio Jacuí e a ilha do Fanfa, no mesmo rio.

Bento Manuel, que tinha indiscutível tino guerreiro, pressentiu a manobra e decidiu mover suas tropas, utilizando o transporte fluvial pelo rio Jacuí. Desembarcou em Triunfo e logrou isolar Bento Gonçalves na ilha do Fanfa, em 3 de outubro de 1836. Gonçalves, tendo por um lado as forças terrestres de Bento Manuel e por outro o vapor Liberal, a escuna Legalidade e quatro canhoneiras comandados pelo Chefe-de-Divisão John Pascoe Grenfell, tentou romper o cerco abrindo fogo contra os navios. Ao clarear do dia 4, Bento Manuel desencadeou o ataque, empregando dois grupamentos sob o comando dos Coronéis Gabriel Gomes Lisboa e Francisco Xavier da Cunha, com apoio da artilharia naval, que tomaram logo o morro e a ilha do Fanfa.

Bento Gonçalves reconheceu que a derrota era inevitável, julgou que seriam inúteis mais sacrifícios e acabou rendendo-se, sendo levado para Porto Alegre, transferido depois para a Fortaleza de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e encarcerado no Forte do Mar, em Salvador, donde porém conseguiu escapar em 10 de setembro de 1837.

视频学习

我考网版权与免责声明

① 凡本网注明稿件来源为"原创"的所有文字、图片和音视频稿件,版权均属本网所有。任何媒体、网站或个人转载、链接转贴或以其他方式复制发表时必须注明"稿件来源:我考网",违者本网将依法追究责任;

② 本网部分稿件来源于网络,任何单位或个人认为我考网发布的内容可能涉嫌侵犯其合法权益,应该及时向我考网书面反馈,并提供身份证明、权属证明及详细侵权情况证明,我考网在收到上述法律文件后,将会尽快移除被控侵权内容。

最近更新

社区交流

考试问答