DerrotaemRioPardo

来源:小语种    发布时间:2012-12-28    小语种辅导视频    评论

 

Apesar dos bombardeios de inquietação que se realizavam com certa freqüência, a guarnição de Porto Alegre resistiu bem ao sítio. Em princípios de 1838 era a seguinte a situação dos rebelados: Bento Gonçalves, em Viamão, comandava cerca de mil homens no assédio a Porto Alegre; Antônio Neto, em Bagé, tinha 400 soldados; Domingos Crescêncio, em Piratini, 600; Bento Manuel e David Canabarro, na campanha, 500; com outros contingentes espalhados pelo interior o efetivo totalizava pouco mais de 3 mil homens.

As forças legais guarneciam Porto Alegre. Rio Grande e São José do Norte. Algumas forças da Guarda Nacional encontravam-se na serra. As forças navais legalistas também operavam na área, de forma que o efetivo total das forças do Império era o dobro do que contavam os rebeldes.

O Marechal-de-Campo Antônio Elzeário de Miranda e Brito, Presidente da Província, vendo a dispersão das forças farroupilhas, concebeu o plano de atacar os sitiantes da capital antes que os chefes rebeldes conseguissem concentrar-se, interpondo-se entre eles. Para isso executou morosamente um amplo movimento desbordante pelo norte do rio Gravataí, mas os revolucionários, percebendo o perigo, retraíram-se, frustrando os planos do Marechal Elzeário. O sítio da capital foi suspenso por algum tempo.

Elzeário prosseguiu até rio Pardo e voltou a Porto Alegre, deixando naquela localidade o Marechal Barreto. Ao amanhecer de 30 de abril, Antonio Neto investiu contra a tropa do Marechal Mena Barreto, destroçando-a completamente.

O governo imperial determinou que Mena Barreto, Francisco Xavier da Cunha e Bonifácio Isas Calderón fossem submetidos a conselho de guerra pela derrota sofrida.

Apesar do desastre de Rio Pardo, Elzeário não desanimou. Provido de reforços, decidiu, no começo de 1839, iniciar nova ofensiva contra os sitiantes de Porto Alegre. O plano, basicamente, era o mesmo do ano anterior.

视频学习

我考网版权与免责声明

① 凡本网注明稿件来源为"原创"的所有文字、图片和音视频稿件,版权均属本网所有。任何媒体、网站或个人转载、链接转贴或以其他方式复制发表时必须注明"稿件来源:我考网",违者本网将依法追究责任;

② 本网部分稿件来源于网络,任何单位或个人认为我考网发布的内容可能涉嫌侵犯其合法权益,应该及时向我考网书面反馈,并提供身份证明、权属证明及详细侵权情况证明,我考网在收到上述法律文件后,将会尽快移除被控侵权内容。

最近更新

社区交流

考试问答